betterbreath

Já nem sinto mais, vc está aqui, mas não é minha prioridade! Quero ser livre, quero um fôlego maior, apenas respirar =)

Seja bem vindo / Obrigada pela visita!

Sem título

Eiee,

Hoje senti vontade de escrever um pouquinho aqui. Entrei no blog e fui ver o histórico de acessos e olha a surpresa: quase 30 mil acessos ao blog vindos de todo o canto do planeta!!!!

Os lugares coloridos no mapa são de onde partiram acessos (cor mais forte, indica maior acesso). Cada bandeirinha na figura é um país que acessou o blog. O Brasil foi o campeão de acessos (lóoogico, né, gte!!!), e em segundo lugar está Portugal! E depois os outros… alguns países como Vietnã e Israel têm 2 ou 3 acessos, mas isso já o suficiente pra mim… eu não vendo qualquer produto aqui, não recebo pra fazer propaganda de remédio, inalador/nebulizador, aparelho de fisioterapia, médico (bem q gostaria!!!!)…  a única intenção por todo o tempo foi levar informação pra outras pessoas sobre a SK ou DCP. E consegui!!! Estou mtoo feliz!!! Conheci mta gente boa por aqui, histórias, inspirações… Qdo comecei a escrever achei q só existisse eu e mais alguns “gatos pingados” pelo Brasil enfrentando a mesma dificuldade… mas nã nã ni nã não! Tem mta gte guerreira, vivendo suas vidas normalmente, às vezes tropeçando, mas levantando de novo, pq ninguém aki tá disposto a se esconder atrás da SK e parar a vida… todos têm sonhos e cada um vai conseguir realizá-los, de uma maneira ou de outra… a SK é só para pessoas fortes, que conseguem ultrapassar o intransponível… é aquela velha história “Deus só dá o fardo que conseguimos carregar”, ou algo assim, não lembro direito…
Bem… espero que eu possa ter inspirado mta gte durante esse tempo de existência do blog… que tenham tido novas perspectivas de tratamento, de capacidade de realizar as coisas, como qq pessoa de “saúde perfeita”…

Um beijo bem grande!!!!

Priscilla.

Anúncios
11 comentários »

Beba água e respire melhor ;)

agua1

Aquela q nunca foi ao salão de beleza hidratar os cabelos que atire a primeira pedra 😀  O cabelo fica mais bonito, macio, jeitoso, vivo…
Todo mundo tem um pote de hidratante em casa pra passar pelo corpo, nem que seja pra usar só nos dias mais secos, ou após torrar no sol…
Mas pera lá, isso aqui não é um blog pra falar sobre beleza, mencionei essas coisas p chamar atenção ao fato de q é super comum se hidratar, seja de fora para dentro, seja de dentro para fora, como indica aquela famosa frase: “beba pelo menos 2 litros de água por dia”. A água é essencial para o corpo, de uma maneira geral. Mas p quem tem algum probleminha respiratório, a água pode fazer a diferença.
Além de regular a temperatura corporal e a pressão sanguínea (o sangue consiste em 81% de água), proteger e lubrificar as juntas (os ossos consistem em 22% de água), transportar nutrientes e oxigênio para as células (os músculos consistem em 75% de água), melhora a memória e a concentração (o cérebro consiste em 85% de água), ela também umidifica o ar dos pulmões (o pulmão é composto de 85% de água).
Agora, sabendo que nós, portadores de SK, temos dentro do nosso lindo pulmãozinho akele bendito muco e que ele também é formado por água, fica óbvio como é importante tomar água direito.
Nas minhas pequisas encontrei que a desidratação diária do pulmão é de 350 ml de água!!! Então, “como o muco é um mecanismo de defesa do pulmão e seu principal hidratante, beber água facilita a eliminação de qualquer elemento estranho que penetre nos pulmões.” (fonte: http://drauziovarella.com.br/letras/p/pneumonia-2/).
Encontrei tb q a “água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre os cílios. E não fica só nisso: quando há obstrução e tosse, a respiração se acelera e o tempo necessário para umidificar e aquecer o ar externo torna-se exíguo, diminuindo a eficiência do movimento do muco. Por isso se recomenda ingerir muita água, beber água até a urina ficar clarinha, sinal de boa hidratação.” (fonte: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/respiracao/
“Os pacientes portadores de DPOC precisam ser devidamente hidratados pelo fato de produzirem uma grande quantidade de muco. A hidratação adequada fluidifica as secreções, uma vez que a água diminui a viscosidade, facilitando sua expulsão.” (fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006000500014)

E não posso esquecer da hidratação nasal… sobre isso, encontrei que “desidratação nasal resulta na redução da frequência do batimento ciliar (aquela fina camada de cílios microscópicos da parte interna do nariz) e compromete a filtragem das partículas poluidoras, que entram no organismo e podem causar infecções respiratórias, intensificar crises de asma e até mesmo provocar lesões pulmonares.”

Então, vamos tomar bastante água e fazer nebulizações frequentes, pra manter tudo hidratado e mais saudável 🙂

12 comentários »

As últimas provas 2011-2012-2013

2011-2012-2013

Essas são espirometrias de 2011, 2012 e 2013. Se comparar a espirometria de 2010 com a de 2011, vc vai ver q eu melhorei um pouquinho mais e mesmo esse pouquinho é mtooo significante p mim, pq eu pensava q este me problema ia me levar ladeira a baixo, mas não, com determinação e o tratamento correto é possível controlar a SK!
Em 2012, o valor da função pulmonar diminuiu, mas eu explico: dia 23 de junho de 2012 eu caí de moto, quebrei a canela (os dois ossos da canela esquerda), então, qdo eu dava uma tosse doía até a alma, portanto, impossível fazer flutter direitinho, bem como fazer o exame direitinho, o que favoreceu o resultado pior… vai assoprar akele aparelhinho com a perna repartida e o pulmão todo congestionado, impossível sair um resultado bom… Então, esse resultado não me deixou assustada nem nada.
Aí, esse ano, lá fui eu fazer nova espirometria e, e, e, e, e… deu esse resultado mágico ali em cima!!!!! Devo confessar q nos dias q antecederam o exame eu fikei fzdo o tratamento bem direitinho, p ver a real capacidade do meu pulmão. No dia q fiz, ainda tava com uma tosse chata, acho q de ansiedade, não sei… mas mesmo assim, o resultado foi liiiiiindo!!!!! NOooosa, 74% da capacidade pulmonar, é bom demais! Um presente, um número q retribuiu o meu esforço, o esforço dos meus queridos e do meu médico.
Olha, o principal objetivo desse blog é mostrar o q é, de verdade, a SK, sem suposições, sem comparar com outras doenças (pq é isso q alguns médicos fazem, supõem… seja por ignorância ou por IGNORÂNCIA).
Chega ao fim, hj, essa série de 3 posts com as provas reais de q meu tratamento está dando certo! E espero q ele possa ajudar alguém a entender o problema, seja paciente, médico, parente, amigo, vizinho, cachorro, gato, papagaio, hehe, e ver q ninguém aki vai morrer aos 40 por causa da kartagener, nem ficar paralisado em casa, usando a doença como desculpa pelo seu desânimo. Problemas todos têm, uns mais evidentes, outros nem tanto notáveis, mas todos têm e, a gte já sabe o q fazer p manter a SK sob controle, a gte manda nela e não ela em nós, é tudo questão de escolha!!!!!
Bjusssss :*

Deixe um comentário »

Espirometria: de 2008, 2009 e 2010 – ponto de partida, declínio e ascensão :)

Eieee, voltei com a continuação do post anterior 😀

Vcs podem observar abaixo parte do resultado (deixei só o que interessa), dos anos de 2008, 2009 e 2010. Eu destaquei em vermelho os valores da capacidade vital (pré-broncodilatador). Esse valor mostra a quantidade de ar nos seus pulmões, quando inspirou de maneira forçada. O mínimo q uma pessoa em condições normais deve apresentar é 80% (pelo que andei lendo) e, em 2008, vcs podem observar q eu estava com 51% da minha capacidade pulmonar. Conheci o tratamento adequado nesse ano, mas p falar a verdade, não segui certinho não. Mas comecei, e isso é o q importa, vc começar, tentar se habituar, p incluir isso na sua vida permanentemente. Em dezembro desse ano me casei e me mudei p uma casa q ficava em frente a uma avenida suuuuper movimentada. Era carro sem parar e a minha casa era pura poeira de asfalto, preta mesmo, daquele tipo q vc passa o pano pela manhã e pela tarde já tava tudo sujo novamente. Aíííí, como era de se esperar, o resultado da espirometria em 2009 caiu p 46%. Foi um choque. Aí, nesse mesmo ano me mudei de lá p um local bem mais adequado, limpo, longe de poeiras em excesso (viver sem poeira por perto seria o idel, mas é quase impossível qdo vc não tem grana p pagar uma faxineira todos os dias, ou qdo vc não tem disposição e tempo p limpar a casa sempre…). Aí comecei a me tratar direitinho. Tanto q os nebulizadores q eu usava não davam conta, hehe. Em abril de 2010 entrei p academia, um grande passo p a minha saúde, tanto é q, tcham tcham tcham tcahm… a nova espirometria, no final daquele ano, veio com o valor de 62%!!!!!!! Ieiiii, mto feliz, tudo estava valendo à pena!!! De 46% saltar p 62%, é coisa p caramba, mta felicidade!

espirometrias 2008-2009-2010

Um graaande beijo p quem tá acompanhando minha história, espero estar ajudando nos tratamentos e inspirando a felicidade!!!!
(CONTINUA NO PRÓXIMO POST) 🙂

2 comentários »

Espirometria **E dar-te-ei provas para q te convenças**

Oiiii,

E aí pessoal, tudo bom? Então, o post de hj eu queria fazer há mtooo tempo, mas foi bom ter esperado mais um poquinho, pois esse anos fiz uma nova espirometria q veio p confirmar a eficácia com meu tratamento. (não sou médica, não digo p ninguém p usar medicamento sem consultas, só escrevo aki pq alguém pode se inspirar e perguntar ao seu médico sobre a possibilidade de fazer uso deste ou dakele remédio e desta ou daquela metodologia de tratamento).
Pois bem, como vcs sabem, o meu tratamento pra SK engloba uso de medicamentos: Spiriva, avamys e acetilcisteína + o fisioterapia pulmonar caseira que, p mim, são: nebulização, drenagem postural, flutter e respiron. Outro item essencial é o exercício físico, musculação e atividade aeróbica, e tem tb itens acessórios q tb ajudam, como se manter longe de poeira e fumaça excessivas diárias, essas coisas q o bom senso te informa q não são legais… Pois bem, após incluir tudo isso na minha vida, os resultados foram aparecendo no meu dia-a-dia com mais energia e disposição e, p não ter dúvidas, apareceram nos meus exames de prova de função pulmonar (Espirometria).
Eu pensei em dedicar esse post a um certo médico q me deu prazo de validade até os 40 anos de idade. Q me recomendou q não tivesse filhos, p não passar isso p eles. Q indicou q eu fizesse uso de antibióticos diários, sem cessar, sem parar, sem vacilar, hehehe. Mas não vou dedicar não. Prefiro dedicar p quem esteve ao meu lado todo esse tempo, me ajudando a fazer o tratamento, a não desistir. Dedico p quem acreditou em mim, quem acreditou q ia dar certo, q eu poderia ter uma ótima vida, q eu não ia definhar, perder um pouco do pulmão de cada vez até fazer um transplante ou morrer jovem… Dedico p akeles q tiveram a decência de admitir q esse problema da SK é pouco conhecido e não se pode tirar conclusões precipitadas, baseadas em outras doenças mais graves… Dedico ao médico humano, sensível e de fé. Dedico aos meus amores (marido e mãe), que se esforçaram e se esforçam ainda hj p q eu me mantenha saudável. CONTINUA NO PRÓXIMO POST!!!!! (pq esse tá mto comprido). Bjus p quem acompanhou até aki 🙂

10 comentários »