betterbreath

Já nem sinto mais, vc está aqui, mas não é minha prioridade! Quero ser livre, quero um fôlego maior, apenas respirar =)

Beba água e respire melhor ;)

em 7 de novembro de 2013

agua1

Aquela q nunca foi ao salão de beleza hidratar os cabelos que atire a primeira pedra 😀  O cabelo fica mais bonito, macio, jeitoso, vivo…
Todo mundo tem um pote de hidratante em casa pra passar pelo corpo, nem que seja pra usar só nos dias mais secos, ou após torrar no sol…
Mas pera lá, isso aqui não é um blog pra falar sobre beleza, mencionei essas coisas p chamar atenção ao fato de q é super comum se hidratar, seja de fora para dentro, seja de dentro para fora, como indica aquela famosa frase: “beba pelo menos 2 litros de água por dia”. A água é essencial para o corpo, de uma maneira geral. Mas p quem tem algum probleminha respiratório, a água pode fazer a diferença.
Além de regular a temperatura corporal e a pressão sanguínea (o sangue consiste em 81% de água), proteger e lubrificar as juntas (os ossos consistem em 22% de água), transportar nutrientes e oxigênio para as células (os músculos consistem em 75% de água), melhora a memória e a concentração (o cérebro consiste em 85% de água), ela também umidifica o ar dos pulmões (o pulmão é composto de 85% de água).
Agora, sabendo que nós, portadores de SK, temos dentro do nosso lindo pulmãozinho akele bendito muco e que ele também é formado por água, fica óbvio como é importante tomar água direito.
Nas minhas pequisas encontrei que a desidratação diária do pulmão é de 350 ml de água!!! Então, “como o muco é um mecanismo de defesa do pulmão e seu principal hidratante, beber água facilita a eliminação de qualquer elemento estranho que penetre nos pulmões.” (fonte: http://drauziovarella.com.br/letras/p/pneumonia-2/).
Encontrei tb q a “água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre os cílios. E não fica só nisso: quando há obstrução e tosse, a respiração se acelera e o tempo necessário para umidificar e aquecer o ar externo torna-se exíguo, diminuindo a eficiência do movimento do muco. Por isso se recomenda ingerir muita água, beber água até a urina ficar clarinha, sinal de boa hidratação.” (fonte: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/respiracao/
“Os pacientes portadores de DPOC precisam ser devidamente hidratados pelo fato de produzirem uma grande quantidade de muco. A hidratação adequada fluidifica as secreções, uma vez que a água diminui a viscosidade, facilitando sua expulsão.” (fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006000500014)

E não posso esquecer da hidratação nasal… sobre isso, encontrei que “desidratação nasal resulta na redução da frequência do batimento ciliar (aquela fina camada de cílios microscópicos da parte interna do nariz) e compromete a filtragem das partículas poluidoras, que entram no organismo e podem causar infecções respiratórias, intensificar crises de asma e até mesmo provocar lesões pulmonares.”

Então, vamos tomar bastante água e fazer nebulizações frequentes, pra manter tudo hidratado e mais saudável 🙂

12 respostas para “Beba água e respire melhor ;)

  1. Suely Araujo disse:

    A hidratação interna até melhora a hidratação externa (pele e cabelos). Gostei muito como expôs tudo, filha. Parabéns. Te amo. Bjs.

  2. ANA PAULA disse:

    APOIADO PRIIIIII
    COMO MEU PROFESSOR FALA AGUA É O MELHOR REMEDIO PARA O NOSSO CORPO E TOMAR AGUA EM JEJUM LOGO QUE ALEVANTA DA CAMA SEM MESMO TER ESCOVADO OS DENTES AJUDA A PERDER UMAS GORDURINHAS
    TO TOMANDO VAMOS VER SE DA RESULTADO MESMO
    E O LIPE AQUI TEM SUAS GARRAFINHAS DE 500ML CADA SÃO 4 NA GELADEIRA QUE ELE TEM QUE TOMAR POR DIA!!!!!

  3. Rodolfo disse:

    Olá Priscilla,

    Recentemente fui diagnosticado com bronchiectasia esparsas (contei e são 4 bronquios afetados). Você também tem bronchiectasia? Eu não tenho sintoma nenhum…No passado tive muitas crises de bronquite (na infância) e só tive uma única pneumonia na minha vida…tenho 27 anos. Há muito tempo não gripo, tenho uma boa condição clínica, raramente fico adoecido. Seus sintomas são diários ? semanais ? como é ? Saúde e paz para todos nós!

  4. Jussara disse:

    Minha querida Priscilla!
    Fiquei absurdamente surpreendida pelo seu blog!
    Sua história é minha história!
    Sou do Rio de Janeiro, tenho 58 anos (nasci em 1955).
    Desde pequena, (otites mis, nariz escorrendo, vergonhas mis!), eu sabia que tinha o coração do lado direito, mas alguns médicos, através de apalpação, sugeriam que talvez eu tivesse todos os órgãos do abdômen invertidos.
    Well, sempre convivi de uma maneira, tipo “vou levando…”
    Com 16 anos tive um “início de pneumonia”.
    Sou uma pessoa agitadíssima, e sempre cheia de energia, fazendo mil coisas… sem dar bola para a “doença”.
    Sempre tossindo e assoando o nariz…
    Nos anos 80, então com 30 anos mais ou menos, depois do advento da ultra-sonografia, recebi o diagnóstico da SK.
    Aí, fui entendendo o processo.
    Resumindo, fiquei tratando com pneumologistas. O processo era sempre o mesmo, catarro verde, antibiótico. Até que de 2 em 2 meses, ficava muito secretiva e lá vinha o antibiótico de novo, aftas na boca, monilíase… Encheu meu saco!
    Procurei a homeopatia … e por muitos anos fiquei bem… sem dores de cabeça e fazendo uma fisioterapia instintiva.
    Sempre trabalhando muito e sem faltas ao trabalho.
    Em 2006, viajei para a França e na volta tive pneumonia.
    Nesse período tive muitos stresses da vida. Fiquei 2 anos tratando com acupuntura, homeopatia, e fisioterapia 2 x por semana. Fiquei super bem. Ai, como é praxe, eu larguei tudo e fui tocando a vida! é só melhorar que eu simplesmente abstraio!
    Agora em maio/junho de 2013 tive pneumonia com internação de 1 semana e mais 1 semana em casa, tomando antibióticos, aquela coisa toda. Pela primeira vez, me senti muito abatida, deprimida, achando que minha vida estava acabando…
    Ainda trabalho, mas vim esses meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro me arrastando… Aí! Tirei férias.
    Aí, fiquei de bobeira, entrei na internet para ver sobre bronquiectasias e te encontrei!!
    Somente agora estou realmente sentindo dificuldades para respirar, parece que tem um bloco de tijolo no meu peito. O meu marido reclamando como estou respirando mal e roncando durante o meu sono. Acordo várias vezes durante a noite e volto a dormir, um sono intermitente.
    Sempre fui trocando de médico… agora estou tentando tratamento com uma que me acudiu nesses últimos acontecimentos.. ela me disse que tenho que fazer exercícios físicos, e estou tentando incluir na minha agenda essa atividade. Como durmo mal, fico com preguiça de levantar… etc…. mas como meu marido diz: para trabalhar eu tenho o maior ânimo!
    Encontrei uma fisioterapeuta, novinha, de 22 anos, cheia de gás e ela está me incentivando muito. “uso o respiron” qdo tá muito brabo e o meu principal amante “o flutter”.
    Desculpe a terapia… mas esse foi meu primeiro contato com alguém que “fala a mesma língua” rsrsrsrs.
    Beijos , parabéns pelo sua exposição e sua coragem e através de seu diário… vc alcança muitas pessoas e principalmente, ensinar para esses médicos pneumologistas que eles deveriam ter na mesa ao lado deles, um fisioterapeuta de plantão!!
    Que os anjos sempre te abençoem no seu caminho.
    Felicidades e vida longa!
    Jussara

    • Oi Jú,

      Tudo Bom? Queria pedir desculpa pela demora em responder…
      Adorei sua visita no blog, seu relato, conhecer um pouquinho de vc… Ah, eu te add no facebook 😉
      Então, como vc está hj, como está a saúde? Espero que muito bem!!!
      Já conseguiu se organizar p encaixar os exercícios físicos? Olha, eu tb tenho mtooo sono de manhã, heheh. Não tenho o menor ânimo p exercícios de manhã… teve uma época q eu tentei, mas acabei desistindo… se vc conseguir, vai ser ótimo, pq dá uma disposição absurda pro dia inteiro, vai mudar sua rotina, vai ter sono mais cedo, seu sono vai ser mais pesado e isso tudo é ótimo p saúde do corpo todo (e mente, né?). Eu faço academia. Até 2012 eu ia certinho, viciada mesmo, até pq comecei a ver resultados legais no corpo (na aparência) e me animei. Aí, quebrei a perna e blá blá blá… de lá p cá, entrei e saí umas 5 vezes… no momento estou fzdo de novo. É mto importante exercitar o cárdio e tb exercícios de peso… mas vc tem q escolher algo q te dê prazer… dança, esporte, bicicleta, corrida, musculação, pilates, hidroginástica… tem mta coisa…
      Vc faz uso de algum medicamento diário? E faz inalação/nebulização?
      Ahh, vc tem filhos?
      Como seu marido vê essa parte especial q é a SK?

      Beijão!!!!!!

  5. Léo Lewkowicz disse:

    Oi Priscilla
    Tenho asma desde a infância e estou com 57 anos.
    Sou médico de formação.
    Trabalho com saúde pública e clínica geral.
    Gostei do teu blog.
    Vc já ouviu falar de um medicamento chamado “Protect” no Brasil e “Wellmune” no exterior? Caro mas interessante. Imunomodulador respiratório e outras funções. Eu q sou das antigas usava Sacharomyces cerevisae para quadros de diarréia.
    Abraço

    • Ei! Um médico por aqui, que legal! Nunca tinha ouvido falar desses medicamentos… mas lógico que pesquisei depois que vi sua mensagem e achei bem intertessante. Acho que vou incluir na minha rotina… uma colega tb usa lactobacilos e adora.

Deixe um comentário

