betterbreath

Já nem sinto mais, vc está aqui, mas não é minha prioridade! Quero ser livre, quero um fôlego maior, apenas respirar =)

Parte 3 – Bronquiectasia

em 4 de abril de 2012

Oii, este será o último post da série: explicando o que é a SK. Depois eu quero mtoo falar sobre o meu tratamento, sobre as minhas experiências.

Eu nunca tinha entendido direito o q é a bronquiectasia, até q há alguns dias eu tava pesquisando sobre isso pra postar aki e encontrei nesse site (http://fisioinfobrasil.blogspot.com.br/) a explicação simples e completa do que é e as causas para isto.

Lá diz assim: “A definição de bronquiectasia é basicamente anatômica e refere-se a dilatação e distorção irreversível dos brônquios, em decorrência da destruição dos componentes elástico e muscular de sua parede. ”

Nesse site tem tb um esquema explicativo bem simples sobre a causa, efeito e consequência:

No meu caso como eu tenho conseguido controlar bem as infecções, acho q as bronquiec. estão controladas, diminuindo os danos ao pulmão, mas preciso fazer uma nova tomografia (a última q fiz foi em 2009 – ieiii).

Elas são complicadinhas pq como mostra o esquema acima, se vc não tiver o controle da situação, o destino será a perda da capacidade pulmonar de forma mais rápida e com baixa qualidade de vida.

Mas bora animar, pq eu tenho boas novidades de tratamento e q se vc conseguir incluir na sua rotina da mesma forma q vc tem q comer, tomar banho, trocar de roupa e ir trabalhar, vc vai estar no controle da sua doença e vai mostrar a ela quem é q manda. Tipo, alguns finais de semana (pra não falar quase todos), fico com preguiça de fazer o tratamento certinho e o q acontece? Perco o controle (momentânemanente) sobre a doença e ela toma conta, me deixando com falta de ar, falta de energia… Mas isso só depende de mim =)

Beijooo ;*

Pri.

Anúncios

12 respostas para “Parte 3 – Bronquiectasia

  1. Rossana Grasselli disse:

    Adorei a última frase: “só depende de mim”, acho q vc tá fazendo um ótimo trabalho!

  2. Rodrigo disse:

    Amor, acho vc uma pessoa mto determinada, e admiro mto isso!! Conte sempre comigo pra tudo!!! Bjuuuuu minha linda!!

  3. Suely Araujo disse:

    Determinação e força. Graças a Deus. Nem posso parar de agradecer a Deus por este presente, q é vc, minha filha! Minha vida! Bjs. Mamy.

  4. Rô, fuxinho e mamy: simplesmente obrigada!

  5. Olá, gostaria de informar que nós mudamos de http://fisiorockterapia.blogspot.com.br/ para http://fisioinfobrasil.blogspot.com.br/ ou http://www.fisioinfobrasil.tk
    Por favor atualize na sua postagem.
    Obrigado!

  6. Oi Cristiano, ja atualizei =)

  7. itamar disse:

    ola priscila tudo bem?
    meu filhote tambem tem sk mas graças a deus e um garoto otimo
    o nome dele e joel e apesar das crises (agora mais constantes) estamos otimistas com o tratamento

    • Oi Itamar, seja bem vindo ao Blog!!!!
      E então, qtos anos seu filho tem? Vcs são de onde? Ele tá aceitando fazer o tratamento? O filho de uma amiga aki do blog tb tem SK, na verdade, coheço mais de um menino com SK, um já é maiorzinho, acho q deve ter uns 10 anos (e embirra m bocado co o tratamento, mas já inseriu o esporte na vida dele, o q é um passo enoooorme), e o outro tem 7 anos. Ele está fzdo o tratamento e tem sentido mta melhora no pulmão… nos últimos 6 meses passou sem pneumonia… e isso é uma benção p ele, q era internado cerca de 4 ou 5 vezes ao ano… Espero q seu filhote tenha mta força pra seguir o tratamento, pq assim, terá uma vida normal e tranquila, sem tantas idas ao hospital… só à farmácia mesmo, hehe. No meu blog, fiz questão de colocar fotos de mim mesma fzdo o tratamento pro pessoal ver q é tranquilo, é só ter vontade de melhorar e tirar uma horinha pela manhã p fazer e outra meia hora à tarde… daí vai limpando o pulmão e a saúde tomando conta do dia-a-dia…
      Um grandeee beijo pro Joel!!!
      Priscilla.

  8. Alessandra disse:

    Boa noite tenho uma filha de 1ano e 11meses com bronquiectasia ela fisioterapia 3x por semana toma flixotide 2x por dia e ainda cefalexina 2 x por dia o antibiótico ela vai tomar durante 6 mese. Agente descobriu que ela tinha esta doença tá com uns 3 meses, dês que ela nasceu que tem tosse e chiado no peito, foi feito teste do suor deu negativo achávamos que era alergia a lactose também não era aí ela fez uma topografia e o medico disse que era bronquiectasia. Ela é uma menina muito esperta e inteligente, mais mesmo com este tratamento que estamos fazendo o chiado no peito persiste, mais o resto ela tá bem. Adorei seu blog vc é super alto astral.

    • Ei Alê!!!
      Te add no face p gte conversar mais e vi algumas fotos da sua filhotinha linda 😀

      Qdo eu era bebê tb fizeram esse teste do suor em mim e veio negativo o q é um alívio, pq se viesse positivo, seria uma doença mto mais agressiva e difícil de controlar… A SK, despois q vc conhece, fica tranquila. Lóooogico, não é uma maravilha. Se eu pudesse escolher, não teria nascido com ela, mas qdo vc nasce com akilo, vc aprender a conviver. Têm épocas em q fico “p” da vida, pq me falta energia p correr, p fazer as tarefas de casa, mas no geral, qdo faço o tratamento certinho, fica tudo bem, normal. Tipo, moro no quarto andar do meu prédio e todos os dias saio p passear com os meus cachorros e subimos os 4 andares de escada, tipo, tem gte q não tem problema respiratório e sofre p subir esse mesmo tanto.

      Sou casada e feliz, graças a Deus. A época q foi mais difícil p mim foi na escola, pq meu nariz ficava mtoo entupido e eu não sabia o q fazer durante as aulas, mas atualmente, a medicina tá bem avançada e existem medicamentos q tratam da siusite, o q alivia mtoo. Sobre o pulmão, é isso aí, tem q fazer fisioterapia respiratória, tomar os medicamentos q seu médico mandar e pronto 🙂

      Ahh, só uma coisinha, sobre os antibióticos q sua filhinha usa, o q tenho visto é q a maioria das pessoas com SK fazem uso de antibiótico mesmo, mas eu não. O meu médico optou por um tratamento menos agressivo e tem dado certo. O q quero dizer é q, se vc notar algo de errado no tratamento q seu médico escolheu, corra atrás de outras opiniões… Mas asssim, como sua neném é bem novinha, acho sim q é melhor tomar remédio de forma a prevenir o acúmulo de secreção, pois ela não sabe forçar a tosse pra limpar o pulmãozinho.
      Bju bju bju bju

  9. ana paula disse:

    preciso encontrar um medico bom pra minha irma que tem a sindrome de kartagener

    • Ei Ana, espero que vc leia essa mensagem… fiquei muito tempo sem atualizar o blog. Tenho um grupo no whatsapp só pra meninas com a síndrome de kartagener. se sua irmã tiver interesse em participar, seria legal pq lá tem meninas de todo o país, aí alguém com certeza iria ajudar. Manda ela me procurar no facebook ou instagram… bjooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: