betterbreath

Já nem sinto mais, vc está aqui, mas não é minha prioridade! Quero ser livre, quero um fôlego maior, apenas respirar =)

Parte 2 – Nariz entupido

em 27 de março de 2012

Eie,

Até pouco tempo atrás eu não podia sair de casa sem o meu Neosoro (é um descongestionante nasal, não tem nada de especial, é baratinho e cumpre bem o papel dele). Existem tb outros descongestionantes q são mais potentes (como o Afrin), os efeitos duram até 12 hr, usei uma vez o do meu primo mas achei mtoo forte, um gosto ruimm, prefiro o meu fraquinho mesmo, ainda q tenha q ser usado mais vezes…

Continuando, atualmente eu uso bemmmm menos esse remedinho. O meu médico me apresentou outro remédio super/ultra/mega milagroso. Mas eu vou falar sobre o meu tratamento em outros posts, esse de hj é sobre a segunda característica da SK: Sinusite crônica.

Pesquisando encontrei que “sinusite é a inflamação das estruturas que revestem o nariz e os seios da face”. Como isso acontece? Observem a foto abaixo:

Essas cavidades no interior do rosto na foto representadas pela cor rosa, são revestidas de mucosas como a do nariz. E mais ou menos como o nosso nariz tem pelos, lá dentro têm os cílios q ajudam a “limpar” as secreções q se encontram por lá. No meu caso, o que acontece é que esses cílios que deveriam “varrer” as secreções, não funcionam, sendo assim, vai juntando, obstruindo a comunicação entre o seios da face e o ar externo e fica ali, fechado, inflamando e facilitando a proliferação de bactérias (Pensando bem, isso é exatamente o que acontece no meu querido pulmão, mas no lugar de seios, o local de acúmulo são os brônquios…).

Daí vem aquela assoação de nariz o dia todo, todos os dias, a “voz de gripe”, a dificuldade em sentir cheiro qdo o trem tá mais tenso, a necessidade de respirar pela boca qdo nada tá dando jeito (nem assoar, nem neosoro), um sacooo!!!! Fora q qdo vc tá na casa dos outros esse péssimo hábito de assoar o nariz te dá mtaa vergonha =(

Bem, concluindo, essa parada de sinusite na SK é sem fim devido à pouca (ou nenhuma) mobilidade dos cílios que fazem o favor de deixar secreções se juntarem nos pulmões e na face. Ahh, faltou dizer q por esse fator a SK tb é conhecida como discinesia ciliar (ou síndrome dos cílios imóveis) – q causa outras limitações q vou falando em outros posts…

Por hj é só e esse post ficou grande demais…

Bjinhos ;*

Pri.

7 respostas para “Parte 2 – Nariz entupido

  1. Rodrigo disse:

    Bom, eu tb uso o neosoro heheheh não tem jeito!! Amo mto vc minha linda!

  2. Rodrigo disse:

    BJUUUUUUUUUUU MINHAA LINDAAA!!!!

  3. Viva o Neosoro \o/
    Amooor, valeu pela força seu lindo ;*

  4. Olá Priscilla, sou Cristiano Pires, dono do Blog Fisiorockterapia, fiquei deveras feliz com seu comentário no Blog. Na verdade ele é um modelo de Blog que tenho em mente e relacionado ao meu dia-a-dia que é a Fisioterapia. Conheço um pouco sobre sua patologia e foi pensando em ajudar não somente estudantes, mas também pessoas que infelizmente são acometidas com as mais diversas patologias. No momento estou na correria, mas assim que tudo estiver em ordem voltarei a postar. Minha proposta é ter um Blog diferente, desde o nome ao formato, mas acima de tudo de fácil entendimento. Fico feliz em ter ajudado um pouco. Paz….

  5. Suely Araujo disse:

    Eu como mãe tinha de ter percebido q sua falta de apetite qdo criança era por causa do nariz entupido. Me perdoe…Bj, filhote.

  6. Rodrigo disse:

    Amor, eu estou torcendo para que alguém leia seus relatos e que seja útil para essa pessoa, como esta sendo pra você! Te amo mtoooo, tenho mto orgulho de ser seu marido!! 🙂 ..!!!

  7. Ei Cristiano, prazer em conhecer o autor daquele grande artigo!!! Novamente parabéns por levar conhecimento aos interessados de forma tão acessível e de maneira completa. Com certeza ajuda mta gte que nasceu com esse detalhezinho q é a SK e afins =)
    …………………
    Mamy, nem fica assim trisitnha não!!! Tá proibida de ficar se lamentando. Qto menos importância vc der pro passado, mais fácil vai ficar pra enfrentar o futuro. O q passou passou, a informação q se tinha há 20 anos atrás era bemmm mais limitada.
    ……………..
    Amor, eu tb torço mto pra esse blog ser divulgado mtão!!!

Deixe um comentário

